Toxina Botulínica

A toxina botulínica tornou-se muito popular nos últimos anos. Por ser considerado não- invasivo, podendo ser realizado em consultório e sem a necessidade de internação em hospital, o tratamento é muito interessante para pessoas que não querem se submeter a um procedimento cirúrgico mais agressivo de rejuvenescimento facial.

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, em pequenas doses, a toxina pode ser utilizada com segurança para reduzir o aparecimento de rugas e linhas faciais. Além disso, a toxina botulínica mostrou ser um método eficaz para o tratamento de outras condições, como sudorese excessiva e espasmos musculares.

Onde é aplicado?

Nas rugas dinâmicas (ou de expressão), aquelas que se formam quando se movimenta a musculatura facial. Entram no rol os pés-de- galinha, os vincos da testa, os sulcos entre as sobrancelhas e os laterais do nariz, próximos aos olhos. Como a toxina botulínica não é um produto de preenchimento, ou seja, não corrige depressões, ela não é indicada para as rugas decorrentes da flacidez da pele.

Como age?

A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

Quanto tempo dura uma aplicação?

A duração em média de cada aplicação varia de 4-6 meses, mas isto vai depender da idade da pessoa, tipo de pele e músculo.

É preciso anestesia?

Não é necessária. Pode ser usada uma pomada anestésica.

Como é a recuperação?

Por via de regra, é possível retomar as atividades normais imediatamente após o procedimento. Pode-se observar alguma vermelhidão, inchaços, hematomas ou dormência nos locais da injeção. No entanto, esses e outros sintomas são geralmente secundários e devem desaparecer em poucos dias após o procedimento.

Existe algum creme anti-rugas ou produto caseiro com efeito similar à Toxina Botulínica?

Não, pois os cremes só agem na superfície da pele e os músculos são mais profundos. Além disso, nenhum desses cremes possui a toxina botulínica do tipo A em sua formulação.

Com qual idade eu posso aplicar a Toxina Botulínica?

Não existe limitação de idade para receber aplicação do produto, o bom senso é que determinará a conduta.

Quais as contra-indicações?

As contraindicações à aplicação da Toxina Botulínica incluem reação alérgica após exposição prévia, gravidez, amamentação, aplicação em locais inflamados ou infectados.

Em que situação a toxina pode ser injetada nas axilas e nas mãos?

É indicada para quem sofre de transpiração excessiva, que pode estar ligada tanto à constituição genética como ser provocada por alterações no estado emocional. Quando se aplica Toxina Botulínica nas axilas ou nas mãos, a transpiração local reduz consideravelmente.

O efeito é imediato?

O efeito começa a partir de 48 h, na maioria das pessoas. Com 7 dias já se tem quase todo o efeito, porém o efeito pleno acontece por volta do 15º dia.

Quais são os cuidados?

Após a aplicação o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens, esforços físicos e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas.

Convênios

Consultório

Iguatemi Business
Av. Gisele Constantino, 1850
Sala 710 - Sorocaba - SP
(15) 3413-6669
(15) 9 9657-8148

Ver no mapa

Fale conosco pelo telefone
Fale conosco por WhatsApp