Prótese mamária

A cirurgia de aumento das mamas (Prótese de Mama) é um dos procedimentos mais realizados atualmente na cirurgia plástica.

A mama de pequeno volume ou até mesmo ausente pode trazer inúmeros prejuízos a paciente. Na grande maioria delas, ainda na adolescência, observam o desenvolvimento das outras regiões do corpo sem o aumento adequado ou desejado do volume da mama. Por ser uma das principais regiões responsáveis pela sexualidade feminina e pilar importante de atração entre os sexos, o pequeno volume das mamas pode levar a prejuízo importante das relações afetivas e inibição psicossocial das pacientes.

A insatisfação com as mamas ocorre também em pacientes que tiveram alterações no seu formato após amamentação, e quando bem indicada, esse tipo de cirurgia pode obter resultados muito agradáveis. Além disso, o procedimento é indicado para assimetrias mamárias e reconstrução dos seios após perda total ou parcial.

Existe idade mínima para realizar o procedimento?

A cirurgia é indicada para pacientes cujas mamas estejam totalmente desenvolvidas. 

Qual a anestesia?

Dependendo do cirurgião e da natureza do procedimento, é aplicada uma anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral.

Onde a prótese é colocada?

Normalmente, existem três possíveis locais para o implante de silicone: por trás do músculo peitoral (prótese submuscular), atrás da fáscia do músculo (subfascial) e por trás da glândula mamária (subglandular). A localização do implante vai depender da estrutura corporal de cada mulher e a decisão deve ser tomada em consultório, após uma boa avaliação médica e com todos os exames necessários.

Onde fica a cicatriz?

Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente. As cicatrizes podem se situar no sulco formado entre a mama e o tórax, na área da aréola, e até mesmo na axila. Com o decorrer do tempo, as cicatrizes irão melhorando e ficando imperceptíveis.

Quando vejo resultado?

O resultado definitivo se dá após 6 meses da mamoplastia, quando o inchaço desaparece e o processo de cicatrização já está bem avançado. A maioria das pacientes termina muito satisfeita com o novo tamanho e formato dos seios, já perceptíveis no primeiro mês após a cirurgia.

Quais os cuidados pós operatórios?

A paciente deve evitar realizar esforço com os braços por pelo menos um mês após a cirurgia. O trabalho pode ser retomado entre 2 semanas, a depender do tipo de atividade que realiza. É importante utilizar o sutiã cirúrgico e evitar exposição solar por 2 meses.

Posso amamentar após a cirurgia?

A prótese de silicone fica inserida embaixo da glândula ou do músculo, não interferindo na amamentação, exceto em casos de colocação do implante pela via areolar e que há extensa manipulação do tecido mamário.

Preciso trocar a prótese após 10 anos?

Os implantes modernos não possuem um prazo de validade, logo, a pessoa pode continuar com o mesmo implante por muitos anos não precisando trocá-lo. O importante é fazer os exames de rotina e só trocá-los se esses apresentarem complicações como ruptura ou contratura.

Prótese de silicone pode aumentar a chance de câncer de mama?

Não, todos os estudos realizados até o momento não mostram evidências de que mulheres com implante tem mais chance de apresentar câncer de mama. O ideal é a realização de exames preventivos normalmente de acordo com a idade, ademais, o implante não atrapalha a realização desses exames, que são: exame físico, ultrassonografia e mamografia.

Vale salientar que o silicone medicinal usado na prótese de mama é diferente do silicone industrial, sendo mais puro, com gel coeso e muitas especificações próprias.

Quais os tipos de próteses de mamas?

Existem diversos tipos de prótese de silicone para mamoplastia de aumento. Quanto à superfície elas podem ser classificadas em: superfície lisa, pouco utilizados devido à alta taxa de complicação; superfície texturizada, baixa taxa de contratura e aparência mais natural; e superfície de poliuretano. Além disso, o tipo de silicone para prótese de mama pode variar quanto ao modelo: redondo, em gota e cônico. 

Os tipos de prótese também são selecionados conforme o perfil, que determina a projeção da mama para frente entre perfil baixo, perfil moderado, perfil alto e perfil super alto. 

A escolha do tipo de prótese deverá ser realizada em consulta médica presencial e pode variar ainda conforme a marca a ser utilizada, e lógico, quanto ao volume. Quantidades iguais de diferentes tipos de silicone produzem aspectos completamente diferentes. Por isso a opinião do médico após avaliação em consultório é fundamental. 

Como saber o volume ideal?

Diversos fatores influenciam o volume da prótese de silicone, mas o principal destes fatores é o desejo da paciente. Infelizmente, nem sempre podemos atingir o volume ideal solicitado pela paciente, seja por questões estéticas ou limitação da pele. No momento de decidirmos o tamanho ideal da prótese para uma paciente levamos em conta além do desejo desta, as medidas de tórax, altura, tamanho e forma de sua mama.

Se tentarmos utilizar uma prótese muito grande em uma paciente que não tenha pele suficiente, poderá levar à estrias na mama, dores, além de poder ocasionar dobras na prótese por não haver espaço suficiente para a mesma se adequar. Mulheres que possuem a pele muito fina, principalmente as que sofreram uma grande perda de peso também não podem colocar um implante muito grande devido a facilidade de queda das mamas no pós-operatório.

O volume ideal é decidido após avaliação médica minuciosa, tentando abranger o que é desejado e o que é possível.

Existem complicações?

Trata-se de um procedimento considerado seguro, com baixos índices de complicações. Entretanto, uma vez que se trata de um procedimento médico, pode-se ter algumas complicações como: hematoma (sangramento), infecção, rejeição, contratura ou ruptura da prótese (tardias).

Convênios

Consultório

Iguatemi Business
Av. Gisele Constantino, 1850
Sala 710 - Sorocaba - SP
(15) 3413-6669
(15) 9 9657-8148

Ver no mapa

Fale conosco pelo telefone
Fale conosco por WhatsApp