Plástica do Nariz

A Rinoplastia é o procedimento da cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir ou reparar o nariz. A aparência desse órgão é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição central no rosto. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios na estética facial.

Dessa forma, a cirurgia de nariz visa justamente restabelecer esse equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face.

Para se ter uma boa ideia do quanto essa ciência evoluiu, atualmente, o cirurgião plástico pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

A Rinoplastia também pode corrigir defeitos já presentes no nascimento, sequelas de traumatismos, rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

Posso escolher a forma do meu nariz?

Não, cada pessoa tem pele, estruturação de cartilagens e ossos diferentes. A cirurgia visa a melhora do aspecto do nariz de acordo com as condições anatômicas de cada um.

Qual a idade mínima para realizar a cirurgia?

A cirurgia de nariz ou rinoplastia pode ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, a partir dessa idade os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia.

Qual a anestesia?

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, com alta no dia seguinte. A recuperação depende da extensão da cirurgia e de quais procedimentos foram associados.

A cirurgia é dolorosa?

Geralmente, a cirurgia é pouco dolorosa. Na maioria dos casos, os pacientes apenas requerem analgésicos simples, como dipirona e paracetamol.

Ficarei muito inchado?

O edema é maior quando há necessidade de realizar uma fratura óssea. Essa necessidade só pode ser avaliada na consulta médica.

Tenho problema de respiração, como proceder?

Quando o paciente tem queixa de dificuldade para respirar pelo nariz, faz-se necessário uma consulta com o otorrinolaringologista para possível diagnóstico de algum distúrbio funcional nasal. Se houver diagnóstico de alguma patologia obstrutiva do nariz, pode ser realizada a cirurgia plástica em conjunto com a cirurgia do otorrino.

Como é a cicatriz?

A rinoplastia envolve duas técnicas: a aberta e a fechada. No primeiro método, é feita uma pequena incisão na columela (coluna entre as narinas). Neste caso, o sinal é quase imperceptível, principalmente após o período total de cicatrização.

O procedimento fechado é efetuado dentro das narinas e, portanto, possíveis marcas não são visíveis.

Preciso usar curativos?

Na primeira semana alguns pacientes precisam utilizar o splint nasal (“tala” de plástico). Aqueles pacientes que precisam realizar fratura ficam com um curativo de plástico sobre o nariz, como se fosse um gesso. Após esse período, o curativo é feito apenas com micropore por mais 1 semana.

Em que posição devo dormir nos primeiros dias após a rinoplastia?

Com a cabeça elevada (travesseiro alto), barriga pra cima e cabeça para frente (nunca na lateral).

Quando posso retornar minhas atividades?

Geralmente, as atividades leves podem ser retomadas entre 5 e 7 dias após a cirurgia. Exercícios físicos, que exigem maior esforço, devem ser reiniciados após, no mínimo, 30 dias.

Quando vejo o resultado?

A aparência do nariz irá melhorar gradualmente ao longo de 4-6 semanas, embora possa demorar até 12 meses para que o resultado final apareça.

Convênios

Consultório

Iguatemi Business
Av. Gisele Constantino, 1850
Sala 710 - Sorocaba - SP
(15) 3413-6669
(15) 9 9657-8148

Ver no mapa

Fale conosco pelo telefone
Fale conosco por WhatsApp