Lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados para eliminar as gorduras indesejadas e definir a silhueta corporal, associada a mínimas cicatrizes.

Ela é indicada para redução da gordura localizada nas costas, flancos, abdome, parte interna das coxa, culotes, braços e pescoço. Embora tenham várias técnicas, a mais utilizada é a tumescente, na qual, há uma infiltração de solução no local para que ocorra a anestesia e não haja perdas sanguíneas.

Lipo light, Minilipo ou Hidrolipoaspiração

Há diversos termos como “hidro-lipo”, “lipo-light”, “mini-lipo”, “vibro-lipo” etc, que nada mais representam do que nomenclaturas para pequenas variantes do mesmo procedimento, e que apenas prejudicam a compreensão do paciente. São todos nomes para aspiração de gordura por meio de cânulas.

Apenas a Lipoescultura tem o seu diferencial: além de lipoaspiração em várias partes do corpo, a gordura aspirada é injetada em outras áreas definindo e dando forma ao corpo. Ou seja, tira a gordura dos lugares não desejados e reloca em lugares almejados. 

A lipoaspiração emagrece?

A indicação da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada. Diferentemente do que diz o senso comum, a lipoaspiração não é recomendada para grandes emagrecimentos, mas sim para a retirada de gordura em excesso – até mesmo em pessoas magras. Inclusive, a lipoaspiração é contraindicada em pacientes obesos.

A gordura localizada fica em reservatórios separados do resto dos líquidos do corpo: ela se deposita dentro das células adiposas, que são sugadas pelas cânulas da lipoaspiração. Estes reservatórios podem alterar o formato do contorno corporal, gerando a impressão de excesso de peso. Por este motivo, um paciente apesar de magro, pode ter depósitos de gordura em excesso em determinadas partes do corpo. 

A lipoaspiração melhora as celulites?

Apesar de não ser uma cirurgia indicada para este fim, pode-se obter uma melhora das celulites em algumas áreas do corpo, pois as traves que formam a celulite são quebradas durante a cirurgia.

Qual a melhor anestesia?

Pode ser feita com anestesia peridural, raquianestesia, sedação, anestesia geral ou a combinação de algumas destas. A escolha do tipo de anestesia é feita com base na extensão do procedimento, na perspectiva de tempo do procedimento cirúrgico, no posicionamento do paciente durante a cirurgia, dentre outros fatores que visam a segurança do paciente. A definição é alcançada em consenso entre a equipe médica (cirurgião plástico e anestesista), sendo comunicado ao paciente e sanadas as possíveis dúvidas.

Quando vejo resultado?

Geralmente há edemas (inchaços) e equimoses (roxos) em toda a região tratada, podendo escorrer para pernas pela força da gravidade. O resultado começa a ser visto com 3 meses de cirurgia, mas é variável de acordo com cada paciente. O aspecto final só aparece em 12 a 18 meses da cirurgia.

Existem complicações?

Como toda cirurgia, podem existir complicações. A mais frequente é a irregularidade que pode ser corrigida com injeção de gordura no local (lipoenxertia). Flacidez na pele também pode ocorrer em pessoas que já tem uma pele com pouca característica de retração. Necrose de pele, perfuração de vísceras e embolias pulmonares são raras. 

As complicações podem ser evitadas quando se tem um médico consciente e habilitado para tal procedimento. Se feita com um bom profissional, a lipoaspiração se torna um procedimento seguro.

Posso fazer outras cirurgias associadas a lipoescultura?

É comum associar a lipoescultura às cirurgias da mama ou abdome, por exemplo. A associação de cirurgias, entretanto depende das condições clínicas do paciente e tempo de cirurgia.

Quais os cuidados pós-operatórios?

Repouso relativo e ingestão hídrica intensiva são importantes para a recuperação. A drenagem linfática está sempre indicada pois acelera o processo de eliminação de líquidos retidos durante a cirurgia, além de dar mais conforto a paciente operada.

Importante também é utilizar malha compressiva e espuma por certa de 2 meses. Exposição solar só após liberação do seu médico, geralmente se dá quando os roxos desaparecem.

Homens podem fazer lipoescultura?

Claro! O importante é entender que as características anatômicas do homem são diferentes, por exemplo, ele tem a tendência de acumular a gordura no abdome, diferentemente das mulheres que sofrem mais com quadris e culotes. O profissional habilitado, terá cuidado para que o homem não fique com a cintura fina demais, perdendo a naturalidade do resultado. 

Qual o preço de uma lipoaspiração?

Informar os preços de uma cirurgia sem examinar um paciente, não é só antiético, é ilegal. É necessário uma consulta para os orçamentos de acordo com as característica e desejos de cada paciente.

Convênios

Consultório

Iguatemi Business
Av. Gisele Constantino, 1850
Sala 710 - Sorocaba - SP
(15) 3413-6669
(15) 9 9657-8148

Ver no mapa

Fale conosco pelo telefone
Fale conosco por WhatsApp